Pages

Subscribe:

sábado, 2 de abril de 2011

Curso ensina como controlar o ataque de formigas cortadeiras na plantação

Sozinha, a formiga pode parecer um bichinho inofensivo, mas um formigueiro pode destruir em algumas horas um trabalho de meses na lavoura. De acordo com o educador do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), Elcio Wagner Prisão, as formigas cortadeiras são capazes de destruir até cerca de três toneladas/hectare/ano da produção de um canavial. As perdas acarretam prejuízos ao bolso do produtor o que torna necessário o controle eficaz da praga. Com esse objetivo, o Senar/MS oferece gratuitamente o curso de “Controle de formigas cortadeiras”, que acontece na próxima semana, de 8 a 9 de abril, em Corumbá.
O primeiro passo para combater uma praga é obter conhecimento sobre ela. No curso, os produtores rurais irão aprender como identificar as formigas cortadeiras, sua biologia, alimentação, além dos hábitos e comportamentos desses insetos. O mais importante para quem precisa defender a plantação das formigas é compreender quais os melhores métodos de controle que serão colocados em prática. “Ao final do curso, os alunos saberão realizar o combate corretamente, evitando, por exemplo, o desperdício de defensivos”, ressaltou Elcio Wagner.
As formigas cortadeiras ocorrem durante todo o ano, atacam florestas, áreas de cultivos e pastagens, trazendo grandes prejuízos. Elas representam a principal e a mais antiga praga para o setor agrícola e florestal do País. Segundo Elcio Prissão, as formigas cortadeiras chegam a destruir em torno de cinco mil folhas de pastagem por hectare/ano. “E isso é o prejuízo causado por apenas um formigueiro”, enfatizou.
Com duração de 16 horas, o curso abrange conteúdos de medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e mercado de trabalho; importância do controle de formigas cortadeiras; gêneros e espécies das formigas cortadeiras; biologia das formigas cortadeiras; localização e dimensionamento do formigueiro; métodos de prevenção e controle; uso correto e seguro de produtos fitossanitários utilizados no controle de formigas cortadeiras e método de controle com isca.

Programação

O curso de “Controle de formigas cortadeiras” será realizado também no município de Alcinópolis, nos dias 5 e 6 de abril. Na próxima semana acontece também em Corumbá o curso “Como produzir leite com qualidade”, nos dias 7 e 8. Todos os cursos são realizados gratuitamente em parceria com os Sindicatos Rurais municipais. Para se inscrever o interessado deverá ter mais de 18 anos e ser trabalhador na atividade rural.

Graziela Reis/SatoComunicação